amondedigital@sapo.pt
Se queres receber a informação de novas publicações envia-nos um email e serás notificadoTambém podes ser amigo de Amonde Digital no Facebook inscreve-te e envia um convite.
Mais um ano Amonde representou a freguesia nas festas concelhias da Nossa Senhora d’Agonia, nomeadamente no cortejo estenográfico realizado no anterior sábado nas principais artérias da nossa cidade.
Amonde fez-se acompanhar com o carro representativo “O Fulão” sendo este desconhecido para a maioria das pessoas como a sua utilidade, assim passo a fazer uma pequena descrição do mesmo:
O Fulão era uma fábrica antiga e rudimentar mas forte. Compunha-se por uma armação sólida onde eram suspensos dois tirantes verticais, dois malhos de carvalho maciços com o peso aproximado de 40 Kg cada um.
Esta máquina era accionada por uma roda hidráulica exterior cujo eixo se prolongava para o interior ao nível do pavimento, onde duas alhetas accionavam os malhos por meio de impulsos de recuo e pelo efeito da gravidade os mesmos caiam na pia, onde produziam o efeito desejado nas teias colocadas na pia ou masseira. O efeito do Fulão sobre os tecidos era regularizar e apertar a malha tornando mais grossa, macia e homogénea usando posteriormente esses tecidos em roupa de trabalho, a fraudilha marcada, então uma feição bem típica e curiosa no folclore da região.
O Fulão deveria ser recuperado como peça de arqueologia industrial e integra-lo num circuito turístico e cultural, como peça rara que é, única no distrito de Viana do Castelo e possivelmente única na província do Minho. Tornando-se assim como mais um local turístico a visitar como os moinhos movidos a água de São Lourenço da Montaria.
No cortejo etnográfico além do “Fulão” Amonde fez-se representar com a gente da nossa terra trajada a rigor demonstrando alguma toalhas em linho que outrora era cultivado na nossa freguesia, como e tecer da lã de ovelha para o vestuário. Também foi bem representado com uma tocada com o vasto reportório folclórico.
Padroeira: Santa Maria.
Habitantes: 344 habitantes (I.N.E 2001) e 313 eleitores em 31-12-2003.
Sectores laborais: Agricultura, avicultura, construção civil transformação de madeira e comércio.
Tradições festivas: Senhora das Necessidades e Santa Quitéria.
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja paroquial, Ponte Romana sobre o rio Ancora, ponte do Real sobre a ribeira de ‘cartas’, ponte dos “Perros” em xisto, Rio Âncora (queda de água do Pincho), moinhos e engenhos.
Gastronomia: Fumeiro.
Artesanato: Linho.
Colectividades: Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Amonde.
. Presidente da Junta de Fr...
. IDOSOS DE AFIFE, CARREÇO,...
. Cartaz da Romaria da Agon...
. Maio e suas artes em Vian...
. Viana: Câmara Municipal a...
. Presidênciais no Distrito...
. Caminhada, Meia Maratona ...
. Um olhar sobre Viana do C...
. Assembleia de compartes d...
. acrda(15)
. amonde é noticia(62)
. http://olharvianadocastelo.blogspot.com/(1)
. junta freguesia de amonde(17)
. Fórum Amonde Digital
. Fórum Amonde Digital participa
. Pagina do Amonde
. Amonde no Wikidot
. Neiva Digital
. FotoBlog de Amonde
. Grupo de Cavaquinhos
. Cheiro da Pólvora
. Viana do Castelo
. Noticias Regionais