amondedigital@sapo.pt
Se queres receber a informação de novas publicações envia-nos um email e serás notificadoTambém podes ser amigo de Amonde Digital no Facebook inscreve-te e envia um convite.
O referendo que vai decidir a integração ou não de Viana do Castelo na Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima será o segundo no País de âmbito concelhio, e não o primeiro, como erradamente tem sido anunciado. O primeiro referendo local de âmbito concelhio realizou-se a 13 de Junho de 1999, em Tavira, tendo então os eleitores das nove freguesias do concelho sido chamados a pronunciar-se sobre se concordavam com a demolição do antigo reservatório de água do Alto de Santa Maria.
O concelho de Viana do Castelo acolheu, isso sim, o primeiro referendo local do País, a 25 de Abril de 1999, para a população da freguesia de Serreleis decidir sobre a construção de polidesportivo nas traseiras do salão paroquial, uma questão que opunha o pároco à autarquia local.
O referendo que a 25 de Janeiro próximo vai chamar às urnas os eleitores das 40 freguesias de Viana do Castelo, para decidir sobre a integração do Município na Comunidade Intermunicipal Minho-Lima será, assim, o segundo no País de âmbito concelhio.
Esta consulta popular tem sido apontada, inclusive pela Câmara local, como sendo a primeira a abranger todos os eleitores de um concelho.
Em finais de Dezembro, a Câmara de Viana do Castelo alegava que não tinha conhecimento dos custos que teria aquele referendo, com o argumento de que era o primeiro em Portugal de âmbito concelhio.
Além dos dois referendos locais, já se realizaram em Portugal três referendos nacionais, o primeiro dos quais sobre o aborto, em 28 de Junho de 1998, e o segundo a sobre a regionalização, a 8 de Novembro do mesmo ano.
O terceiro, novamente sobre a interrupção voluntária da gravidez, teve lugar a 11 de Fevereiro de 2007.
À excepção deste último, em todos os outros referendos já realizados em Portugal registou-se a vitória do "Não".
Apenas o referendo de Serreleis foi vinculativo, o que só acontece quando há uma afluência às urnas superior a 50 por cento.
A abstenção em Serreleis foi de 23,33 por cento, enquanto que os níveis de abstenção mais altos se registaram no primeiro referendo sobre o aborto (68,11 por cento) e na consulta popular de Tavira (63,8 por cento).
No referendo sobre a regionalização, abstiveram-se 51,88 por cento dos eleitores, e no segundo referendo sobre o aborto foram 54,46 por cento os que não exerceram o seu direito de voto.
(Noticia publicada no Jornal Publico 12-01-2009)
Padroeira: Santa Maria.
Habitantes: 344 habitantes (I.N.E 2001) e 313 eleitores em 31-12-2003.
Sectores laborais: Agricultura, avicultura, construção civil transformação de madeira e comércio.
Tradições festivas: Senhora das Necessidades e Santa Quitéria.
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja paroquial, Ponte Romana sobre o rio Ancora, ponte do Real sobre a ribeira de ‘cartas’, ponte dos “Perros” em xisto, Rio Âncora (queda de água do Pincho), moinhos e engenhos.
Gastronomia: Fumeiro.
Artesanato: Linho.
Colectividades: Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Amonde.
. Presidente da Junta de Fr...
. IDOSOS DE AFIFE, CARREÇO,...
. Cartaz da Romaria da Agon...
. Maio e suas artes em Vian...
. Viana: Câmara Municipal a...
. Presidênciais no Distrito...
. Caminhada, Meia Maratona ...
. Um olhar sobre Viana do C...
. Assembleia de compartes d...
. acrda(15)
. amonde é noticia(62)
. http://olharvianadocastelo.blogspot.com/(1)
. junta freguesia de amonde(17)
. Fórum Amonde Digital
. Fórum Amonde Digital participa
. Pagina do Amonde
. Amonde no Wikidot
. Neiva Digital
. FotoBlog de Amonde
. Grupo de Cavaquinhos
. Cheiro da Pólvora
. Viana do Castelo
. Noticias Regionais