amondedigital@sapo.pt
Se queres receber a informação de novas publicações envia-nos um email e serás notificadoTambém podes ser amigo de Amonde Digital no Facebook inscreve-te e envia um convite.
Caminho com caminhar difícil!
Mais uma vez Amonde Digital como a maioria dos Amondenses se questiona sobre o caminho “Matos do Rossio” o que se estará a passar?
Sendo este um caminho que já iniciou as suas obras antes de Dezembro de 2008 que até teve direito a fotografia na revista da Câmara Municipal de Viana do Castelo “Ecos do Município, Amonde Digital investigou um pouco sobre a sua difícil conclusão e mesmo continuação e chegou a algumas conclusões.
Segundo informações recolhidas o proprietário de um sobreiro recusa o seu corte dizendo ser uma árvore centenária, mas ao que Amonde Digital também consegui saber a verdadeira causa do desentendimento com a Junta de Freguesia já remonta a alguns anos atrás por falta de entendimento numa distribuição de água entre a Junta de Freguesia e o proprietário desse mesmo sobreiro. Sendo assim esta situação provocou uma pequena “vingança” desavença entre ambos, mas ao que tudo indica e caso não se proceda ao seu corte a Junta de Freguesia prosseguirá com a construção do caminho.
Um pouco mais a frente a obra também encontrará mais alguns problemas, desde pessoas que não cedem terreno para o seu alargamento, como mesmo o proprietário de uma casa que decidiu construir um muro de vedação limitando assim o alargamento da artéria, esquecendo-se o proprietário que o caminho será por ele servido e poucos mais moradores o usaram para serventia por existir apenas três a quatro casas no mesmo.
Sendo assim Amonde Digital estará atento ao desenrolar do “caminho sem fim” de forma a informar os nossos leitores e ver qual a solução adoptada pela Junta de Freguesia para ultrapassar todos esses contratempos provocados mesmo pelos próprios utilizadores do caminho que já necessitava de uma solução há bastante tempo
Como estão os fontanários públicos da freguesia?
Amonde Digital decidiu fazer um pequeno circuito pelos fontanários públicos da nossa Freguesia e deparou-se com alguns ou bastantes problemas.
Maioria dos fontanários públicos encontram-se fora de funcionamento que nem uma gota de água pinga na torneira, muitos deles encontram-se em avançado estado de degradação podendo mesmo causar algum perigo as pessoas, outros como podem ver na figura são autenticas obras de arte que infelizmente ou por causa do tempo ou maldade encontram-se num estado lamentável as figuras pintadas em azulejo.
Assim fica o apelo à Junta de Freguesia para melhorar o estado de conservação e colocar mesmo água a funcionar em alguns deles para assim as pessoas poderem beber um pouco de água no próximo verão. E não digam que os fontanários não pertencem a Junta de Freguesia, pois o que resta dos azulejos não engana quem é o proprietário como podem ver na fotografia.
Limpeza dos caminhos públicos
Mais uma vez vou louvar a Junta de Freguesia pelo excelente trabalho de limpeza dos caminhos públicos da freguesia e em especial a limpeza feita no centro da freguesia ao redor do centro social.
Mas como em tudo existe também o outro lado, com o olhar atento e a máquina ligada de Amonde Digital pode-mos constatar que nem tudo se encontra limpo, será que só se limpa o que se vê e onde se passa?
Não! Limpar a freguesia não é só limpar as estradas e caminhos principais, também é limpar os caminhos que em tempos passavam os carros de bois carregados de erva e esterco para as culturas feitas nas veigas. Assim Amonde Digital deixa aqui alguns testemunhos fotográficos como forma de alertar a Junta de Freguesia que Amonde que não é só os caminhos e estradas principais, mas sim todos os caminhos a necessitar um pouco de limpeza pelo menos uma vez ao ano.
Vamos fazer por uma freguesia mais limpa já que nos encontramos em plena natureza e com excelente ar puro e assim limpar um pouco o silvedo que arrisca entupir muitos caminhos da freguesia, mas fica também aqui o apelo aos proprietários para fazerem também a parte que lhes compete. Por Amonde
Padroeira: Santa Maria.
Habitantes: 344 habitantes (I.N.E 2001) e 313 eleitores em 31-12-2003.
Sectores laborais: Agricultura, avicultura, construção civil transformação de madeira e comércio.
Tradições festivas: Senhora das Necessidades e Santa Quitéria.
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja paroquial, Ponte Romana sobre o rio Ancora, ponte do Real sobre a ribeira de ‘cartas’, ponte dos “Perros” em xisto, Rio Âncora (queda de água do Pincho), moinhos e engenhos.
Gastronomia: Fumeiro.
Artesanato: Linho.
Colectividades: Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Amonde.
. Presidente da Junta de Fr...
. IDOSOS DE AFIFE, CARREÇO,...
. Cartaz da Romaria da Agon...
. Maio e suas artes em Vian...
. Viana: Câmara Municipal a...
. Presidênciais no Distrito...
. Caminhada, Meia Maratona ...
. Um olhar sobre Viana do C...
. Assembleia de compartes d...
. acrda(15)
. amonde é noticia(62)
. http://olharvianadocastelo.blogspot.com/(1)
. junta freguesia de amonde(17)
. Fórum Amonde Digital
. Fórum Amonde Digital participa
. Pagina do Amonde
. Amonde no Wikidot
. Neiva Digital
. FotoBlog de Amonde
. Grupo de Cavaquinhos
. Cheiro da Pólvora
. Viana do Castelo
. Noticias Regionais