amondedigital@sapo.pt
Se queres receber a informação de novas publicações envia-nos um email e serás notificadoTambém podes ser amigo de Amonde Digital no Facebook inscreve-te e envia um convite.
Faz já bastante tempo que Amonde não é noticiado no bissemanário Aurora do Lima, será por falta de notícias ou pouca vontade de escrever do nosso correspondente? Falta de notícias penso eu que não é pois no nosso Blog existe sempre alguma coisa para dizer sobre o Amonde.
Cada vez mais o Amonde é divulgado através do nosso Blog não só a nível nacional, como França, Andorra e muitas outras localidades. Foi através deste meio que conseguimos levar as notícias da nossa aldeia a vários pontos. Infelizmente o jornalista da nossa freguesia que publica no bissemanário Aurora do Lima assim não pensa! Quando será que decide publicar notícias de maneira a falar bem da nossa aldeia e tudo de bom que por cá acontece, como costumes, actividades e festas. Ou será que a sua preocupação é dizer mal ou simplesmente não dizer nada sobre tudo que acontece de bom.
Algum tempo atrás decidiu publicar no jornal Aurora do Lima umas notícias criticando a falta de obras no coreto musical e mais algumas notícias, após sair no nosso Blog. Agora o coreto musical foi pintado, como mais algumas obras tiveram inicio na nossa aldeia e mesmo as várias actividades feitas pelo nosso grupo de Cavaquinhos, como muitas mais coisas boas viram, e eu pergunto porque não são publicadas essas notícias no jornal Aurora do Lima?
Fica aqui o pedido público ao correspondente / jornalista da nossa aldeia para fazer mais alguma coisa sobre a nossa terra se realmente gosta de cá viver. Espero ver mais notícias do Amonde no jornal Aurora do Lima já que todas as quartas e sextas-feiras vou sempre folhear as páginas regionais há procura de alguma coisa da nossa aldeia ficando triste por nunca encontrar nada sobre o Amonde e como eu várias pessoas Amondenses.
No seguimento de mais algumas novidades sobre a nossa aldeia, finalmente a pintura do nosso coreto musical foi terminada pela Junta de Freguesia, conforme podem ver na foto apresentada.
A nossa respeitosa Câmara Municipal mandou concertar as placas de sinalização existente no lugar de Amonde, não sei se foi após ser publicado no nosso Blog, só sei que no fim-de-semana a seguinte estavam os seus trabalhadores no local fazendo o possível pelas placas lá existentes. Agora vamos ver quanto tempo vão aguentar nas mesmas condições porque existe alguém “alérgico” a placas de sinalização.
Também não podia deixar de assinalar a importante época da matança do porco na nossa aldeia. Pois são diversas casas que ainda vão mantendo o costume bem vivo na nossa aldeia, em tempos era uma forma de subsistências das famílias, agora é mais uma forma de completar a alimentação das famílias com produtos caseiros do porco, como manter viva a gastronomia do fumeiro na nossa freguesia. Amonde é uma das freguesias ainda conhecida pelos saborosos chouriços caseiros.
O Ritual da matança do porco é desta maneira:
Quatro homens seguram-no, cada um com a sua pata, comandados pelo matador. Afastados os que têm pena, "não vá ele encolher o sangue", chegada a mulher com alguidar, aí vai solenemente a picada mortal. Balança-se o porco na luta com a morte. Segura-se cada um como pode, neste longo minuto de agonia. Em jorros de dor o animal atroa os ares. O alguidar, em mãos destemidas, vai-se enchendo. A um canto ferve a água nos potes. Mais ao lado, a palha vai sendo escolhida para lumieiras que tostarão a pele já morta. Hoje, o maçarico a gás vai substituindo a palha.
Despojado das unhas e queimado o porco de um lado, é hora de o virar.
Antes, porém, há o intervalo deste filme para beber um copo de vinho acompanhado de pedaços de sangue, entretanto já cozido.
E a tarefa vai continuando até não restar um pelo às facas afiadas. Escaldada a língua e a orelheira, calça-se no chambaril e pendura-se numa boa trave.
Aí será " operado" pelo matador que o alivia da primeira carne para a mesa. As tripas são cuidadosamente apartadas para um tabuleiro e serão lavadas na ribeira.
Na cozinha está preparado o manjar. Na panela vão derretendo os torresmos. E assim corre a lida até ao final do dia
Padroeira: Santa Maria.
Habitantes: 344 habitantes (I.N.E 2001) e 313 eleitores em 31-12-2003.
Sectores laborais: Agricultura, avicultura, construção civil transformação de madeira e comércio.
Tradições festivas: Senhora das Necessidades e Santa Quitéria.
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja paroquial, Ponte Romana sobre o rio Ancora, ponte do Real sobre a ribeira de ‘cartas’, ponte dos “Perros” em xisto, Rio Âncora (queda de água do Pincho), moinhos e engenhos.
Gastronomia: Fumeiro.
Artesanato: Linho.
Colectividades: Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Amonde.
. Presidente da Junta de Fr...
. IDOSOS DE AFIFE, CARREÇO,...
. Cartaz da Romaria da Agon...
. Maio e suas artes em Vian...
. Viana: Câmara Municipal a...
. Presidênciais no Distrito...
. Caminhada, Meia Maratona ...
. Um olhar sobre Viana do C...
. Assembleia de compartes d...
. acrda(15)
. amonde é noticia(62)
. http://olharvianadocastelo.blogspot.com/(1)
. junta freguesia de amonde(17)
. Fórum Amonde Digital
. Fórum Amonde Digital participa
. Pagina do Amonde
. Amonde no Wikidot
. Neiva Digital
. FotoBlog de Amonde
. Grupo de Cavaquinhos
. Cheiro da Pólvora
. Viana do Castelo
. Noticias Regionais