.Nosso Email e Facebook

amondedigital@sapo.pt

Se queres receber a informação de novas publicações envia-nos um email e serás notificado

Também podes ser amigo de Amonde Digital no Facebook inscreve-te e envia um convite.

Segunda-feira, 8 de Dezembro de 2008

Amonde sem notícias. Porque será?

Faz já bastante tempo que Amonde não é noticiado no bissemanário Aurora do Lima, será por falta de notícias ou pouca vontade de escrever do nosso correspondente? Falta de notícias penso eu que não é pois no nosso Blog existe sempre alguma coisa para dizer sobre o Amonde.

Cada vez mais o Amonde é divulgado através do nosso Blog não só a nível nacional, como França, Andorra e muitas outras localidades. Foi através deste meio que conseguimos levar as notícias da nossa aldeia a vários pontos. Infelizmente o jornalista da nossa freguesia que publica no bissemanário Aurora do Lima assim não pensa! Quando será que decide publicar notícias de maneira a falar bem da nossa aldeia e tudo de bom que por cá acontece, como costumes, actividades e festas. Ou será que a sua preocupação é dizer mal ou simplesmente não dizer nada sobre tudo que acontece de bom.

Algum tempo atrás decidiu publicar no jornal Aurora do Lima umas notícias criticando a falta de obras no coreto musical e mais algumas notícias, após sair no nosso Blog. Agora o coreto musical foi pintado, como mais algumas obras tiveram inicio na nossa aldeia e mesmo as várias actividades feitas pelo nosso grupo de Cavaquinhos, como muitas mais coisas boas viram, e eu pergunto porque não são publicadas essas notícias no jornal Aurora do Lima?

 Fica aqui o pedido público ao correspondente / jornalista da nossa aldeia para fazer mais alguma coisa sobre a nossa terra se realmente gosta de cá viver. Espero ver mais notícias do Amonde no jornal Aurora do Lima já que todas as quartas e sextas-feiras  vou sempre folhear as páginas regionais há procura de alguma coisa da nossa aldeia ficando triste por nunca encontrar nada sobre o Amonde e como eu várias pessoas Amondenses.

No seguimento de mais algumas novidades sobre a nossa aldeia, finalmente a pintura do nosso coreto musical foi terminada pela Junta de Freguesia, conforme podem ver na foto apresentada.

A nossa respeitosa Câmara Municipal mandou concertar as placas de sinalização existente no lugar de Amonde, não sei se foi após ser publicado no nosso Blog, só sei que no fim-de-semana a seguinte estavam os seus trabalhadores no local fazendo o possível pelas placas lá existentes. Agora vamos ver quanto tempo vão aguentar nas mesmas condições porque existe alguém “alérgico” a placas de sinalização.

Também não podia deixar de assinalar a importante época da matança do porco na nossa aldeia. Pois são diversas casas que ainda vão mantendo o costume bem vivo na nossa aldeia, em tempos era uma forma de subsistências das famílias, agora é mais uma forma de completar a alimentação das famílias com produtos caseiros do porco, como manter viva a gastronomia do fumeiro na nossa freguesia. Amonde é uma das freguesias ainda conhecida pelos saborosos chouriços caseiros.

 

O Ritual da matança do porco é desta maneira:

Quatro homens seguram-no, cada um com a sua pata, comandados pelo matador. Afastados os que têm pena, "não vá ele encolher o sangue", chegada a mulher com alguidar, aí vai solenemente a picada mortal. Balança-se o porco na luta com a morte. Segura-se cada um como pode, neste longo minuto de agonia. Em jorros de dor o animal atroa os ares. O alguidar, em mãos destemidas, vai-se enchendo. A um canto ferve a água nos potes. Mais ao lado, a palha vai sendo escolhida para lumieiras que tostarão a pele já morta. Hoje, o maçarico a gás vai substituindo a palha.
Despojado das unhas e queimado o porco de um lado, é hora de o virar.
Antes, porém, há o intervalo deste filme para beber um copo de vinho acompanhado de pedaços de sangue, entretanto já cozido.
E a tarefa vai continuando até não restar um pelo às facas afiadas. Escaldada a língua e a orelheira, calça-se no chambaril e pendura-se numa boa trave.
Aí será " operado" pelo matador que o alivia da primeira carne para a mesa. As tripas são cuidadosamente apartadas para um tabuleiro e serão lavadas na ribeira.
Na cozinha está preparado o manjar. Na panela vão derretendo os torresmos. E assim corre a lida até ao final do dia

 

Assuntos relevantes:
publicado por Amonde às 22:10

| FAZER COMENTARIOS AQUI
1 comentário:
De Amondense a 17 de Dezembro de 2008 às 21:40
É... Esse senhor que tem a mania de jornalista só sabe e dizer mal da Freguesia melhor escreve-se alguma coisa para ajudar Amonde a progredir mais um pouco e não fosse um "bota abaixo" .

Comentar post

.Amonde Digital no Facebook

. AmondeDigital

.Sondagem

.Amonde Digital no Facebook

.Visita aqui

.Sobre Amonde

 

Padroeira: Santa Maria.

Habitantes: 344 habitantes (I.N.E 2001) e 313 eleitores em 31-12-2003.

Sectores laborais: Agricultura, avicultura, construção civil transformação de madeira e comércio.

Tradições festivas: Senhora das Necessidades e Santa Quitéria.

Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja paroquial, Ponte Romana sobre o rio  Ancora, ponte do Real sobre a ribeira de ‘cartas’, ponte dos “Perros” em xisto, Rio Âncora (queda de água do Pincho), moinhos e engenhos.

Gastronomia: Fumeiro.

Artesanato: Linho.

Colectividades: Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Amonde.

.És o visitante - Desde (05/2007)

visitas

.Noticias recentes

. Presidente da Junta de Fr...

. IDOSOS DE AFIFE, CARREÇO,...

. Cartaz da Romaria da Agon...

. Maio e suas artes em Vian...

. Dia da Europa

. Viana: Câmara Municipal a...

. Presidênciais no Distrito...

. Caminhada, Meia Maratona ...

. Um olhar sobre Viana do C...

. Assembleia de compartes d...

.Festa da Agonia 2011

Cartaz Romaria Agonia 2011.jpg

.Fotos Amonde

.AmondeDigital apoia:

.Estão On-Line

site statistics

.Assuntos relevantes

. acrda(15)

. amonde é noticia(62)

. cavaquinhos de amonde(8)

. http://olharvianadocastelo.blogspot.com/(1)

. junta freguesia de amonde(17)

. todas as tags

.links

.arquivos

. Outubro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Abril 2007

.subscrever feeds